Projetos de startups, pequenas e médias empresas poderão ser apoiados com até 50% de recursos não reembolsáveis
Com objetivo de apoiar projetos voltados à transformação digital das empresas, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Inovação industrial (EMBRAPII) firmaram parceria de recursos para o desenvolvimento de tecnologias em duas áreas:
· Soluções Digitais para Agro, Saúde, Cidades e Indústria: automação e robótica, Internet das Coisas (IoT), OpenRAN, Inteligência Artificial (IA), Blockchain, impressão 3D, banda larga móvel 5G, computação em nuvem e realidade virtual/aumentada.
· Sistemas e Componentes para Conectividade: soluções aplicadas de plataformas de hardware, seus sistemas e componentes para o desenvolvimento das tecnologias de 5G e 5G/OpenRAN (Open Radio Access Network), semicondutores, entre outros.
Serão apoiados com até 50% de recursos não reembolsáveis, projetos de startups, pequenas e médias empresas, com faturamento anual até R$ 90 milhões. As empresas, com faturamento superior, terão apoio de recursos com até 1/3 do valor dos projetos.
No entanto, os projetos apoiados deverão estar nos níveis de maturidade tecnológica (TRLs) de 6 a 9, conforme abaixo:
Se a empresa tiver interesse em participar desta iniciativa, será necessário contatar uma das oito Unidades Embrapii credenciadas que possuam infraestrutura e competência para PD&I em transformação digital. Desta forma, a empresa deverá apresentar a demanda e discutir o projeto, as condições e a modalidade de financiamento.
As unidades atendem todo o território nacional, sendo assim, é permitido desenvolver projetos fora do Estado de São Paulo.