Segundo o Índice FIEC de Inovação dos Estados, no Nordeste, Ceará ocupa o segundo lugar em inovação, seguindo de perto Pernambuco, que mantém o primeiro lugar.
A G.A.C. Brasil, consultoria internacional especializada na gestão estratégica e fomento da inovação, inaugura nesta segunda-feira (19) uma unidade na capital Fortaleza.
Sob o comando de Rodrigo Miranda, diretor nacional de operações, a consultoria pretende centralizar as demandas do Nordeste brasileiro, que vêm aumentando aceleradamente. “Além de levar nossa expertise em projetos de inovação, também vamos compartilhar todo nosso conhecimento acerca da Lei do Bem e demais incentivos fiscais para o progresso econômico da região e do país”, afirma o executivo.
Ele ressalta que os ecossistemas de inovação brasileiros têm ganhado destaque no cenário internacional e o Nordeste vem chamando atenção pela maturidade das empresas e pelo processo intenso de evolução.
Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), existem hoje 1.171 startups no Nordeste, sendo que a maioria delas está concentrada nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará.
“O Ceará vem se consolidando como polo de inovação tecnológica e atraindo vários investidores que pretendem transformar ideias em negócios bem-sucedidos”, analisa o gestor da G.A.C. Brasil.
A empresa integra o G.A.C. Group (Global Approach Consulting Group), com sede na França e presente também na Alemanha, Canadá, Romênia e Singapura. No Brasil, tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, embora atue em todo território nacional desde 2011.
A consultoria opera em um contexto de acelerações, ajudando líderes de projetos, empresas de todos os portes, organizações públicas e todo o ecossistema a encontrar e desenvolver soluções inovadoras e eficientes com um impacto positivo, inclusivo e sustentável.
Segundo o Índice FIEC de Inovação dos Estados, dos nove estados nordestinos, o Ceará ocupa o segundo lugar em inovação, seguindo de perto Pernambuco, que mantém o primeiro lugar. “Com grande capacidade para inovação, nosso propósito é aproveitar o potencial local para melhorar o desempenho em nível nacional”, diz o diretor da G.A.C. Brasil.
No ano passado, foi lançado no estado cearense o Labifor (Laboratório de Inovação de Fortaleza) — que faz parte da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza (Citinova) — com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para as principais questões da cidade. Nessa mesma linha, o Governo do Ceará tem o Íris (Laboratório de Inovação e Dados), que participa da transformação digital, e o Polo de Inovação do IFCE (Instituto Federal do Ceará). Além de iniciativas públicas, há também vários projetos de parceria público-privada que estão colaborando para que o Ceará seja visto como um novo polo de inovação no Brasil.