Evento apresentou modalidades e debateu oportunidades de apoio às indústrias que operam nessas áreas
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA) firmaram um Acordo de Cooperação para incentivar projetos de inovação na indústria da química fina.
O objetivo do acordo é fortalecer a produção local e reduzir a alta dependência brasileira de insumos importados, por meio do estímulo a projetos inovadores.
Serão beneficiárias as empresas que desenvolvem pesquisas nas áreas de Química Fina, Biotecnologia e suas especialidades, atuantes em segmentos variados, tais como medicamentos e vacinas, Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), produtos da biodiversidade, defensivos agrícolas, produtos veterinários, catalisadores, entre outros.
Durante o encontro, Marcus Soalheiro, presidente da ABIFINA, ressaltou a importância de fomentar a independência nos segmentos de Biotecnologia e Química Fina. José Luis Gordon, diretor-presidente da EMBRAPII, destacou que essas são áreas estratégicas para a instituição e que a parceria irá apoiar as empresas associadas à ABIFINA a usufruírem das vantagens do modelo EMBRAPII, entre elas o acesso à rede de 77 Unidades EMBRAPII (UEs), que são Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) credenciadas de todo o país.
O evento também contou com apresentação das modalidades de fomento da EMBRAPII e exemplos de sucesso nas áreas correlatas, além de exposição dos trabalhos desenvolvidos em quatro UEs: Centro de Química Medicinal (CQMED/Unicamp), Instituto Senai de Inovação em Química Verde, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).