A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), lançou uma nova chamada de propostas no âmbito do programa Biodiversity on a Changing Planet – criado pela National Science Foundation, dos Estados Unidos, em parceria com agências de fomento à pesquisa da China (NSFC) e da África do Sul (NRF).
O edital busca projetos de pesquisa interdisciplinares que abordem grandes desafios na ciência da biodiversidade dentro de um contexto sem precedentes nas mudanças ambientais globais, incluindo as mudanças climáticas.
As propostas bem-sucedidas testarão hipóteses sobre a biodiversidade funcional em um planeta em mudança, integrando, por exemplo, perspectivas filogenéticas, biogeográficas, neo ou paleontológicas e utilizando tecnologias ômicas, sensoriamento remoto e modelos de previsão, entre outras.
Nesta chamada, as modalidades de fomento disponibilizadas pela FAPESP incluem Auxílios à Pesquisa Regular, excepcionalmente com até três anos de duração; Auxílios à Pesquisa – Projeto Temático; e Auxílios à Pesquisa – Jovem Pesquisador, estas últimas modalidades para projetos com até cinco anos de duração.
Para estimular a cooperação internacional, a FAPESP permitirá a submissão de propostas para auxílios na modalidade Temático por pesquisadores responsáveis por auxílios vigentes nas modalidades Projeto Temático e PITE.
As propostas deverão ser submetidas à FAPESP pelo pesquisador responsável no Estado de São Paulo e à NSF pelo pesquisador responsável nos Estados Unidos. O prazo para submissão termina em 29 de março.
Para mais informações sobre a chamada, acesse: fapesp.br/15923.
Fonte: FAPESP