G.A.C. Brasil

Logo da G.A.C. Brasil

Na América Latina, Brasil se destaca como líder em inovação

Brasil se destaca como líder em inovação

Na América Latina, Brasil se destaca como líder em inovação

O Brasil avançou cinco posições no Índice Global de Inovação (IGI) em comparação com o ranking de 2022, alcançando o 49º lugar entre 132 países. Com isso, o Brasil se destaca como líder em inovação, após 12 anos, ultrapassando o Chile no Índice Global de Inovação (52ª posição).

Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O país fica em terceiro lugar no Brics, à frente da Rússia (51º) e da África do Sul (59º) no Índice Global de Inovação.

A China ocupa a 12ª colocação, enquanto a Índia está no 40º lugar.

Ademais, o Brasil se destacou em vários indicadores, como serviços governamentais online (14ª posição) e participação eletrônica (11ª). Também se evidencia pelo valor de suas 16 startups unicórnios (startups com grande valor de mercado em dólares), ocupando a 22ª posição, e por seus ativos intangíveis (31ª), obtendo bons resultados globais em marcas registradas (13ª) e no valor global de suas marcas (39ª).

Entre os países mais bem posicionados no índice global estão: Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Singapura, Finlândia, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Coreia do Sul.

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI – WIPO, na sigla em inglês), em parceria com o Instituto Portulans e com o apoio de parceiros internacionais, divulga essa classificação anualmente desde 2007. No caso do Brasil, a CNI e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) são parceiras na produção e divulgação do IGI desde 2017.

Cálculo do IGI

Criado em 2007, o IGI tornou-se uma referência na avaliação da inovação e um pilar na formulação de políticas de ciência, tecnologia e inovação.

A posição global no índice resulta de um cálculo complexo que divide indicadores em “insumos” e “resultados” de inovação, com pesos diferentes.

Em primeiro lugar, a categoria de indicadores (insumos) diz respeito às condições e elementos disponíveis para apoiar atividades de inovação, tais como educação, ambiente de negócios e recursos humanos especializados. Por outro lado, a segunda categoria (resultados) indica o desempenho dos países em termos de inovação produzida, abrangendo produção científica, patentes, novos produtos, serviços e processos.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

O G.A.C. Group é uma empresa internacional de consultoria em inovação e desempenho. Desenvolvemos um suporte especializado em 4 principais áreas de especialização: Estrutura para Inovação, Gestão da Inovação, Inovação Aberta e Fomento da Inovação. 

NOSSO GRUPO