Utilização de linhas de financiamento pode ampliar expectativa de crescimento no país nos próximos cinco anos

Utilização de linhas de financiamento pode ampliar expectativa de crescimento no país nos próximos cinco anos

Atualmente o Brasil ocupa a 66ª posição no ranking mundial de inovação, mantendo uma expectativa de grande crescimento nos próximos cinco anos. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 1/3 dos empresários acreditam que o grau de inovação da indústria brasileira será entre alto ou muito alto até 2025.

Um dos principais caminhos para o alcance deste cenário é a utilização por linhas de financiamento. Os editais são de extrema importância para a inovação dentro das indústrias, afinal, as políticas públicas realizadas em conjunto por diversos setores, refletem em uma capacitação de fomento muito maior.

Embora o Brasil ainda trabalhe com poucas linhas de financiamento, há algumas muito importantes, como os editais de referência e grande alcance lançados pela FINEP/MCTI. Entre os editais com maior destaque, estão: R$ 10 milhões para o desenvolvimento de projetos na área de materiais avançados – que obteve uma demanda oito vezes maior do que o esperado, e o edital de R$ 50 milhões em subvenção econômica para tecnologias 4.0 – o qual resultou em uma demanda bilionária.

As empresas que aproveitaram os novos editais lançados neste ano e investiram em inovação, obtiveram um aumento significativo na produtividade. Devido a pandemia, o governo federal abriu principalmente linhas de financiamento direcionadas a soluções relacionadas à crise sanitária, como chamadas públicas de subvenção econômica à inovação lançadas pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – FINEP/MCTI, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Caso necessite de apoio para compreender o identificar e entender o funcionamento das principais linhas de financiamento destinadas ao alinhamento das capacidades inovativas de sua empresa, entre em contato com a GAC Brasil, consultoria especializada em fomento à inovação.

Nossos canais:

E-mail contato@group-gac.com.br

Telefone (11) 4858-9350 e WhatsApp (11) 99221-9019.