Acordo entre Brasil e Reino Unido vai impulsionar inovação digital

Parceria entre os países busca criar estratégias conjuntas e aplicar soluções para melhoria dos serviços públicos brasileiros. Documento entra em vigor imediatamente e tem duração até março de 2023

O Brasil e o Reino Unido assinaram um memorando de entendimento cujo objetivo é promover a cooperação entre os países na área de transformação digital.

O documento assinado pelo secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, e a encarregada de Negócios da Embaixada Britânica, ministra-conselheira Liz Davidson, entra em vigor imediatamente e tem duração até março de 2023. O país já possui cooperação semelhante com a Dinamarca, outro país líder na transformação digital no mundo.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Economia, o acordo bilateral significa que o país europeu vai participar, de forma sistemática, na criação de estratégias e soluções aplicadas para os serviços públicos brasileiros. “Na prática, a digitalização, a transparência, a governança de dados, a inovação e a acessibilidade serão enfatizadas”, afirmou a pasta em comunicado oficial.

Entre as ações de cooperação previstas estão: oferecer treinamento no campo da inovação, digitalização, gestão pública e planejamento governamental com especial ênfase em temas de governança de dados e acessibilidade; participar do planejamento e implementação de soluções concretas de digitalização; e compartilhamento de conhecimento mútuo no Brasil.

Otimização do portal

O acordo deverá aprimorar o portal único do governo brasileiro gov.br, que atualmente  reúne mais de quatro mil serviços, sendo que 65% podem ser solicitados apenas por via digital.

 

Fonte: Agência Brasil