As perspectivas para o mercado financeiro em 2021

Novidades na ferramenta PIX, implementação do Open Banking e outras inovações estão no radar das instituições financeiras

O mercado financeiro tem se destacado cada vez mais quando o assunto é transformação digital. Os bancos brasileiros estão investindo fortemente em infraestrutura, tecnologia e segurança, para acompanhar o avanço e garantir uma boa experiência para os clientes.

Nos últimos anos, bancos digitais e fintechs ganharam espaço e revolucionaram o setor. Em 2020, o lançamento do Pix, meio de pagamento instantâneo altamente tecnológico, resultou em um consumidor cada vez mais digital e na movimentação de R$ 83,4 bilhões no primeiro mês de funcionamento pleno da ferramenta.

A previsão para 2021 é de que a manutenção dos investimentos expressivos em tecnologia bancária de ponta, como inteligência artificial, analytics e cibersegurança, devem trazer mais produtos e soluções inovadoras.

Entre os principais destaques da agenda tecnológica bancária para este ano, estão:

1- Novas funcionalidades do Pix

Enviar e receber dinheiro em alguns segundos, todos os dias da semana, a qualquer horário e sem pagar taxas por isso, já é possível desde novembro de 2020, com o começo do funcionamento da ferramenta.

Em 2021 o Pix ganhará outras funcionalidades, como o Pix Cobrança, que começa a funcionar em março e deve impulsionar as transações entre pessoas e empresas ao permitir que lojistas, varejistas e prestadores de serviço criem QR Codes impressos para receberem pagamentos.

Para o segundo trimestre, está prevista a implementação do Saque Pix, que possibilitará que o usuário faça uma transferência pelo sistema de pagamento instantâneo para um comércio e saque a quantia em dinheiro em espécie em estabelecimentos cadastrados.

2 – Open Banking

Neste ano, entram em funcionamento as quatros fases de implementação do Open Banking, sistema que cria novos modelos de negócios com o uso de APIs (interfaces de programação de aplicações), que vai permitir ao cliente compartilhar o acesso aos seus dados financeiros com terceiros, que podem usar esses dados para oferecer aos consumidores produtos e serviços financeiros.

3 – Inteligência artificial e analytics
Como chave fundamental para a revolução nos serviços bancários, a inteligência artificial tem permitido que o atendimento fique cada vez mais personalizado e rápido. Em 2021 o atendimento bancário continuará evoluindo, por meio de chatbots e assistentes virtuais, sendo estes robôs capazes de cruzar dados, tirar dúvidas e até sugerir investimentos.

4 – Cibersegurança e segurança da informação

Os bancos brasileiros investem cerca de R$ 2 bilhões em sistemas de TI voltados para segurança. Para este ano, o objetivo é garantir a tranquilidade de seus clientes e colaboradores, desenvolvendo e implantando novas soluções e tecnologias, melhorando a cada dia os seus canais de atendimento, além de manter equipes de especialistas que identificam situações divergentes do comportamento habitual do cliente.

Deseja saber como aplicar soluções inovadoras na sua empresa?

A GAC Brasil é uma consultoria especializada em gestão estratégica da inovação e possui um portfólio amplo de serviços aplicados ao fomento da inovação.

Entre em contato conosco através dos nossos canais:

E-mail contato@group-gac.com.br

Telefone (11) 4858-9350 e whatsapp (11) 99221-9019.