BNDES lança nova linha de crédito para Indústria 4.0

Iniciativa visa a modernização das empresas, estimulando a transformação digital e adoção de tecnologias 4.0

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou a nova linha Crédito e Serviços 4.0, que será responsável por financiar serviços tecnológicos avançados e os chamados intangíveis, em especial voltados para a pequena e média empresa.

A nova linha tem como propósito modernizar as empresas, estimulando a transformação digital e a adoção de tecnologias 4.0. O financiamento é voltado para empresas, produtores rurais e setor público, operacionalizado por meio de crédito indireto automático.

De acordo com Gabriel Aidar, Gerente de Clientes do BNDES, o objetivo é preparar as empresas para a implantação da manufatura avançada e viabilizar a implantação de soluções de cidades inteligentes.

Entre os serviços tecnológicos apoiados pela nova linha de crédito, encontram-se: manufatura enxuta e avançada, digitalização, internet das coisas (idC), desenvolvimento de novos produtos e processos, tecnologias industriais básicas, eficiência energética e redução de resíduos.

O limite estipulado por operação é de até R$ 5 milhões, cotando com uma participação de 100% do BNDES e 20$ do giro associado. O prazo de pagamento é de até 120 dias, com prazo de carência de três a 24 meses.

O Diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto do BNDES, Bruno Laskowsky, explica que são financiadas a inteligência e a capacidade de gerar contribuições em vários setores e áreas. Laskowsky acrescenta que determinado investimento compreende tudo o que é relacionado à digitalização, economia produtiva, manuseio de dados, Big Data, IdC, entre outros serviços, que somados aos financiamentos tradicionais podem levar ao crescimento da economia.

A nova linha de Créditos e Serviços 4.0 vai complementar a linha Finame Máquinas 4.0, para aquisição de máquinas compatíveis com o sinal de internet 5G e IdC. Segundo Gabriel Aidar, a Finame Máquinas 4.0 já conta com 119 itens cadastrados e 50 fabricantes.

Caso necessite de apoio para compreender o funcionamento desta e de outras linhas de financiamento que podem auxiliar no alinhamento das capacidades inovativas de sua empresa, entre em contato com a GAC Brasil, consultoria especializada em fomento à inovação.

Nossos canais:

E-mail contato@group-gac.com.br

Telefone (11) 4858-9350 e WhatsApp (11) 99221-9019.