Brasil e Alemanha discutem intensificar sua cooperação científica

Oportunidades e prioridades de cooperação em ciência e tecnologia entre os países foram debatidas, especialmente na área de combate à Covid-19

 O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, se reuniu recentemente com o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, para discutir as oportunidades e prioridades cooperação em ciência e tecnologia entre os países, especialmente na área de combate à Covid-19 e em pesquisas na Amazônia.

Durante a reunião, o ministro detalhou diversas iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), como o projeto Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites MCTI (SALAS MCTI), que vai instalar infraestrutura de apoio à pesquisa científica na Amazônia, a expansão do projeto Providence, com tecnologia de monitoramento da biodiversidade e a Base Integrada Georreferenciada (BIG) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa vinculada ao MCTI.

De acordo com Pontes, a ciência a pesquisa e a presença de cientistas são essenciais no combate ao desmatamento, e o trabalho dos institutos de pesquisa do MCTI na região, como o Instituto Mamirauá, Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA) e o Museu Emílio Goeldi, tem sido de suma importância. “A ciência é a principal arma para enfrentarmos esse problema”, afirmou. “É importante mostrar o trabalho que está sendo feito em pesquisa, especialmente envolvendo as comunidades locais”.

O embaixador da Alemanha, Heiko Thomas, ressaltou a parceria dos países no projeto do Observatório da Torre Alta na Amazônia (ATTO, na sigla em inglês) e o trabalho do instituto Max Planck, e sugeriu a intensificação da cooperação no combate à pandemia da Covid-19, em face à ameaça apresentada pelas nova variantes do coronavírus.

Na reunião também foi abordada a intenção de estabelecimento de um Diálogo Digital entre Alemanha e Brasil, assinada em setembro de 2019, com o objetivo de promover cooperação e intercâmbio das melhores práticas nas áreas de: aplicação e desenvolvimento adicional de tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), blockchain, big data; promoção do ecossistema de IoT e segurança cibernética industrial; governança digital em projetos tecnológicos; computação em nuvem; apoio à digitalização das pequenas e médias empresas (PMEs); apoio a startups; competências e trabalhadores qualificados; economia de plataforma; padronização internacional; indústria 4.0; tecnologias e aplicações em redes 5G,  dentre outras.

A 1ª reunião do Diálogo Digital Brasil-Alemanha ocorrerá no próximo dia 16 de março por meio de videoconferência e contará com a participação do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, e do diretor-geral de Política Digital e Inovação, Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha (BMWi), Stefan Schnorr.

A GAC Brasil é uma empresa global, que nasceu na Europa, com mais de 20 anos de mercado e uma das filiais localizadas na Alemanha. Assessoramos  empresas privadas com estudos de viabilidade, oportunidades de investimento em PD&I e as melhores opções de financiamento.

Entre em contato conosco:

E-mail contato@group-gac.com.br

Telefone (11) 4858-9350 e WhatsApp (11) 99221-9019.