Brasil

Brasil e Alemanha estreitam parceria para estimular a inovação industrial

Brasil e Alemanha estreitam parceria para estimular a inovação industrial

Cooperação bilateral tem como foco a bioeconomia e o hidrogênio verde

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) assinou um acordo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, com objetivo de estimular a cooperação entre os dois países no desenvolvimento de inovação na indústria brasileira.

 

A parceria estreita as relações entre os dois países, de forma a fomentar projetos na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com foco em bioeconomia e hidrogênio verde, e a conexão entre startups e empresas, especialmente pequenas e médias.

 

O acordo foi assinado pelo diretor de Operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, e pelo presidente da AHK São Paulo e presidente da BASF para a América do Sul, Manfredo Rübens, na presença do ministro da Economia e Proteção Climática da Alemanha, Robert Habeck.

 

De acordo com Carlos Eduardo Pereira, a Embrapii busca realizar ações de cooperação internacional para estimular a inovação em áreas estratégicas. No caso específico da Alemanha, o enfoque está na bioeconomia, já bastante alinhado à agenda de sustentabilidade que, nos anos mais recentes e, de forma mais expressiva em 2023, tem sido uma das prioridades da Embrapii.

 

O documento assinado prevê a facilitação do acesso aos instrumentos de apoio técnico e financeiro da Embrapii.

 

Para Manfredo Rübens, a parceria com a Embrapii é estratégica para o fortalecimento e aumento de competitividade da indústria brasileira, especialmente pequenas e médias empresas (PMEs), nas áreas de inovação aberta, economia verde e transição energética.

 

O acordo prevê também a possibilidade de realização de pesquisas, levantamentos e compartilhamento de informações com o intuito de identificar as principais demandas e necessidades da indústria local, com especial foco em startups e PMEs; assim como desenvolvimento, planejamento e execução de projetos, eventos e iniciativas no âmbito da inovação aberta, promovendo conexões entre empresas, startups e entidades de pesquisa do Brasil e da Alemanha.

Compartilhe: