Debate, palestras, orientações e dicas preciosas: GAC Brasil na Conferência ANPEI 2020

Durante os 4 dias de evento apresentamos novidades, como o lançamento de uma das ferramentas de gestão estratégica da inovação mais avançadas do mundo

Como associados da ANPEI e patrocinadores oficiais da Conferência ANPEI 2020 – Inova_Impacta_Transforma, a GAC Brasil teve uma presença intensa durante o evento, online pela primeira vez. Apresentamos o Innosurvey® (veja matéria anterior no Blog), além de conteúdos exclusivos sobre Estrutura para Inovação, Estratégia da Inovação, Gestão da Inovação, Inovação Aberta e Fomento à inovação.

Em nosso stand virtual e também, dentro da programação, apresentamos seis palestras sobre inovação, sendo uma no Auditório Principal, com Magnus Penker, escritor e CEO da Innovation360, com o tema ‘Beyond Innovation Management. How Innovation is affected by People and Culture’.

Confira uma prévia sobre os temas apresentados:

Estratégia da Inovação

O primeiro tema, sobre a Estratégia da Inovação, trouxe os principais elementos para traçar um pensamento e um plano de Inovação de sucesso. Ao demonstrar como as organizações podem aproveitar principalmente o momento de crise para impulsionar a inovação, buscamos destacar a importância da adaptação às mudanças, além de mostrar de que forma o Innosurvey® pode colaborar nesta inteligência estratégica, como uma ferramenta inovadora de assessment e diagnóstico, inédita no Brasil.

Estrutura para a Inovação

O segundo tema abordou a Estrutura para a Inovação, de extrema importância para a definição das capacidades organizacionais, sejam elas internas ou externas. Apresentamos uma nova forma de avaliação das capacidades críticas para a ideação, a seleção de projetos, o desenvolvimento e a comercialização.

Gestão da Inovação

Gerenciar a inovação é coordenar e mobilizar recursos de parceiros internos e externos, a fim de explorar oportunidades tecnológicas e de mercado alinhadas com prioridades estratégicas de negócios. Assim, torna-se essencial para que seja realizado o planejamento estratégico e tático, com um cronograma das ações a serem realizadas, desde o diagnóstico e a assessoria completa – assessment – até a avaliação e ajustes para a continuidade, o pós-assessment. Possibilita assim o completo entendimento do estado da inovação dentro de uma empresa, análise do ponto de partida e definição de abordagem e ferramentas a serem utilizadas.

Durante a palestra, demonstramos principalmente os processos e sistemas que precisam ser mapeados e o modelo ISO de inovação – norma para garantir o que é ou não inovação, assim como apresentamos uma nova ferramenta, o Ideation360, plataforma SaaS que permite coletar, aglutinar e vincular ideias às iniciativas estratégicas, apoiadas em Inteligência Artificial. Esta ferramenta também é parte da empresa Innovation360, a qual a GAC Brasil é Golden Partner.

Inovação Aberta

O quarto tema, Inovação Aberta, destacou as diferentes formas de aplicação desta abordagem que está a cada dia mais presente nas organizações. É uma excelente fonte de melhoria de processos, serviços ou produtos, pois além de acelerar a inovação dentro e fora da empresa, permite o acesso a projetos que muitas vezes já foram testados, reduzindo a chance de erros mais graves.

A Inovação Aberta tem tido muito êxito e cases em grandes empresas – alguns trazidos pela Conferência – e encoraja os diferentes caminhos para mudar e expandir o modelo de negócio.

Fomento da Inovação 

Leis específicas de incentivo, financiamentos e subvenções foram criadas para o avanço contínuo da área de P&D. Geralmente, as empresas perdem estes recursos, alguns não reembolsáveis, por não conhecerem as fontes, não saberem redigir um projeto ou providenciar a documentação necessária. Nesta última palestra, apresentamos as principais fontes de fomento existentes hoje no ecossistema de inovação brasileiro e internacional, as etapas para obtenção de recursos públicos, o processo de captação e as possibilidades da conjugação destas diferentes fontes de fomentação.

‘As Capacidades Organizacionais para Inovar’

Na quarta-feira (18), a GAC Brasil realizou o lançamento de um estudo inédito no país, ‘As Capacidades Organizacionais para Inovar’ em parceria com a ANPEI, e com uma empresa que utilizou a plataforma InnoSurvey®., tecnologia digital base do Estudo.

O evento aconteceu durante a mesa-redonda no Eixo Pessoas, com Rodrigo Miranda, Diretor de Operações, e Durval Garcia, Gerente de Inovação, executivos da empresa, e com a presença de Anderson Oba, Diretor Comercial, Marketing e Inovação da Nitro e de Paulo Cesar Pavan, Vice-presidente sênior de R&I da Rhodia Brasil.

Se você se inscreveu, ainda pode conferir durante 15 dias, a partir de 19/11, todo o evento e o material exclusivo disponibilizado pela GAC Brasil em nosso stand virtual, na plataforma da Conferência ANPEI 2020. Em breve divulgaremos as palestras em nosso Canal no YouTube, se inscreva no nosso canal!