EMBRAPII investe em inovação do setor eletroeletrônico

Em seis anos, 572 projetos que envolvem Tecnologias da Informação foram capacitados, atendendo a demanda de 463 empresas dos mais diversos setores industriais

A indústria eletroeletrônica mantém um forte impacto na economia, gerando renda e emprego para o país. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), no último ano, o setor atingiu um faturamento de R$ 173,2 bilhões, apontando crescimento nominal de 13% em relação ao realizado em 2019.

Para que as empresas possam continuar aprimorando o seu processo produtivo e o desenvolvimento de produtos inovadores, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) investe constantemente em recursos não reembolsáveis, junto à pesquisadores de sua rede de inovação, formada por 64 unidades.

Em seis anos, 572 projetos que envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação como um todo (IoT, Hardware, IA, Integração de Sistemas) foram capacitados, atendendo a demanda de 463 empresas dos mais diversos setores industriais, atingindo o total de R$ 680,7 milhões em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Para se aproximar ainda mais de empresas do setor eletroeletrônico, a EMBRAPII mantém um acordo estratégico com a Abinee. A proposta é criar um ambiente de pesquisa e estimular o desenvolvimento, estreitando a relação entre as Unidades EMBRAPII e as associadas.

A EMBRAPII também coordena o Programa Prioritário (PPI) em IoT/Manufatura 4.0 e o Hardware BR, mecanismos que direcionam recursos de empresas beneficiadas pela Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991) para o desenvolvimento de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no País. Com os recursos foram criadas as redes de inovação em Inteligência Artificial e em Transformação de Digital, que oferecessem um ecossistema de inovação compartilhado e incentivam o desenvolvimento de projetos disruptivos e a construção de consórcios para desenvolver novas rotas tecnológicas e projetos disruptivos.  

Conheça alguns projetos EMBRAPII no setor eletroeletrônico:

Sensor de invasão

O aparelho, idealizado pela empresa Alfa Sense e desenvolvido pela Unidade EMBRAPII – CPqD, oferece segurança de perímetros e detecta, através de fibra óptica que atua como sensores de vibração ultrassensíveis, diferentes tipos de ameaças, ou seja, a cada toque na área monitorada o sistema interpreta o que pode ser uma invasão para emitir alertas em tempo real.

A tecnologia também pode funcionar em conjunto com outras soluções voltadas à proteção perimetral, o que representa um diferencial em relação a outros sistemas disponíveis no mercado.

Snap de TV Digital para celular

O Moto Power Pack & TV Digital, primeiro módulo snap 100% desenvolvido e fabricado no Brasil, também foi uma parceria com a EMBRAPII no início de suas operações. O snap vem com uma bateria de 2.800 mAh para carregar o smartphone e é compatível com Moto Z, Moto Z Play, Moto Z2 Play e Moto Z2 Force. Após encaixá-lo na traseira, o usuário precisa instalar um app e, assim, poderá sintonizar TV aberta no seu aparelho.

A G.A.C. Brasil assessora a sua empresa a obtenção de recursos de órgãos ou departamentos de fomento, como a EMBRAPII.

Deseja saber como aproveitar ao máximo os benefícios destinados ao fomento da inovação e aumentar o potencial inovador da sua empresa?

Entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento:

E-mail: contato@group-gac.com.br

Telefone: (11) 4858-9350 e WhatsApp (11) 99221-9019

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Artigos em Relacionamento

A decisão das instituições financeiras de adotar a IA será acelerada pelo avanço tecnológico, maior aceitação do usuário e mudanças nas estruturas regulatórias

Inteligência artificial no setor financeiro: impacto e tendências

Para competir e prosperar nesse ambiente desafiador, bancos tradicionais precisarão construir uma nova proposta de valor baseada em recursos de IA e análises de ponta Embora a Inteligência Artificial (IA) já exista há décadas, ela se tornou ainda mais predominante nos últimos anos. Nenhuma indústria ou setor permaneceu intocado por seu impacto e prevalência. A

pt_BRPortuguese
Rolar para cima