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Startups japonesas buscam emplacar parceiras e negócios no Brasil

Startups japonesas buscam emplacar parceiras e negócios no Brasil

Selecionadas pela Jetro São Paulo por meio do programa ScaleUp in Brasil, empresas são das áreas de energia, tecnologia limpa, agro, finanças e saúde

As startups japonesas, que já davam passos tímidos em direção ao mercado brasileiro, foram selecionadas pela Japan External Trade Organization (Jetro) e chegam ao Brasil com o objetivo de buscar parceiros de negócios, por meio do ScaleUp in Brazil (SUIB) – programa resultante de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e Israel Comércio e Investimento.

Este ano é a primeira vez que o Japão participa do programa, a exemplo de Singapura. Nas edições anteriores, apenas empresas de Israel foram convidadas.

Ao todo, 107 startups se inscreveram para esta edição do programa e 35 (15 japonesas, 15 israelenses e 5 cingapurianas) foram selecionadas de acordo com quatro critérios: equipe, grau de inovação, adequação ao marketing e maturidade.

Três deles receberam a pontuação mais alta durante o processo de avaliação: Corsight AI (Israel), Graymatics (Cingapura) e Sagri Co., Ltd (Japão).

A primeira fase do programa ocorrerá até 9 de setembro. Destacam-se na seleção startups das áreas de energia, tecnologia limpa, agritech, fintech e healtech, por serem de grande interesse dos japoneses.

Nesta etapa do ScaleUp in Brazil, as startups japonesas terão acesso a materiais de informação sobre o mercado brasileiro e relatórios customizados do setor em que opera.

As empresas selecionadas também participarão de webinars com tópicos como “Fazendo Negócios no Brasil”, “Navegando pelo Ambientes Jurídico e Fiscal do Brasil” e “O Ecossistema de Inovação Brasileiro”. Também farão reuniões com pitchs on-line com investidores locais. 

Do total de 35 selecionadas pela Apex-Brasil e ABVCAP, uma nova seleção reduzirá para apenas 20. Já das 15 startups japonesas, cinco vão para a próxima fase em outubro, na imersão no mercado brasileiro com as cinco de Singapura e dez de Israel.

Olhando para as oportunidades 

Com a seleção de 15 empresas, a JETRO espera que as startups japonesas possam voltar os olhos para o Brasil, principalmente porque, por questões logísticas e culturais, muitas vezes as atenções ficam restritas ao Sudeste Asiático.

“O Japão e o Brasil são grandes parceiros comerciais, mas as relações nessa área de inovação são tímidas. Nosso papel é diminuir essa lacuna, pois sentimos que há um grande potencial para o incremento de novos negócios”, diz Hiroshi Hara, diretor-presidente da Jetro no Brasil. 

Hara também destaca a importância do ScaleUp in Brazil para que as companhias dos dois países possam fomentar parcerias, já que o mercado brasileiro de startups é maduro e tem muita inovação.

Para mais informações, acesse: https://www.scaleupinbrazil.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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