G.A.C. Brasil

FAPESP anuncia segunda chamada SPRINT de 2023

segunda chamada SPRINT

FAPESP anuncia segunda chamada SPRINT de 2023

Edital busca apoiar a mobilidade de pesquisadores com auxílios vigentes para aprofundar colaborações no exterior

A FAPESP anunciou a segunda chamada de propostas para a edição de 2023 do programa SPRINT – São Paulo Researchers in International Collaboration.

Este edital tem como objetivo fomentar a colaboração entre pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no Estado de São Paulo e seus pares internacionais. O escopo abrange a viabilização de projetos de pesquisa em curso e fomento de uma abordagem cooperativa em projetos conjuntos de médio e longo prazo.

Este chamamento contempla dois modelos de parceria: o primeiro envolve pesquisadores de instituições de pesquisa estrangeiras, desde que consigam comprovar que o financiamento para suas missões está assegurado pela própria universidade ou por uma agência de fomento que aprovou o respectivo projeto. O segundo modelo engloba pesquisadores de instituições de pesquisa estrangeiras interessadas, desde que tenham estabelecido condições para a submissão de propostas conjuntas e garantido financiamento para suas equipes em missões científicas no Estado de São Paulo.

Estão aptos a submeter propostas os pesquisadores responsáveis por Auxílios à Pesquisa FAPESP nas seguintes categorias: Regular (exceto projetos de mobilidade), Projeto Temático, Jovem Pesquisador, Projeto Inicial (Pi), Projeto Geração, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), Programa Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Os pesquisadores principais de Projetos Temáticos, CEPIDs, CPEs, CPAs e PITEs em andamento também podem submeter suas propostas.

Caso a proposta submetida à FAPESP seja considerada meritória, a aprovação estará condicionada à apresentação de evidências por parte dos parceiros internacionais de que receberam aprovação para financiamento adequado das despesas colaborativas.

A FAPESP disponibilizará uma contrapartida financeira máxima de até US$ 10 mil por ano para os projetos, os quais poderão ter duração de até dois anos. Esses recursos serão direcionados para atividades como intercâmbio de pesquisadores, viagens de planejamento de pesquisa, participação em workshops internacionais e atividades preliminares de coleta de dados.

O envio das propostas à FAPESP deverá ser efetuado exclusivamente através do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe). A data limite para submissão é 30 de outubro.

Para acesso ao edital completo, visite: fapesp.br/sprint/chamada22023.

Fonte: FAPESP

Compartilhe: