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FAPESP aumenta limite de financiamento de projetos voltados à inovação

FAPESP aumenta limite de financiamento de projetos voltados à inovação

Startups apoiadas pelo PIPE podem receber até R$ 1,5 milhão para avançar no desenvolvimento de seus projetos de inovação

A FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo anunciou uma série de novidades no Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). A partir de agora, os projetos aprovados para a Fase 2 de desenvolvimento tecnológico de uma solução inovadora e do PIPE Invest, passam a contar com o aumento de R$ 500 mil no valor-limite de financiamento.

Essa nova modalidade do PIPE oferece fundos suplementares para projetos PIPE Fase 2 se comprovado sucesso, quando houver terceira parte interessada, com o objetivo de tornar a inovação de base tecnológica desenvolvida ainda mais robusta e acelerar a comercialização.

As startups apoiadas nessas duas modalidades do PIPE podem receber até R$ 1,5 milhão (antes, o valor era de R$ 1 milhão) para avançar no desenvolvimento de seus projetos de inovação.

Pelas novas regras, também será possível contratar serviços de apoio à comercialização das soluções desenvolvidas com recursos da reserva técnica – a parcela que pode ser usada para custos de infraestrutura direta do projeto.

As empresas com projetos vigentes nas fases 1 (de prova de conceito de uma pesquisa inovadora) e 2 do PIPE também poderão utilizar recursos da reserva técnica para custear a presença em ambientes de inovação, como incubadoras. O tempo de apoio poderá ser de até 33 meses.

Outra mudança nas normas do PIPE é a introdução de ferramentas de modelagem de negócios para avaliação de projetos submetidos às fases 1 e 2 do programa.

Os proponentes de projetos para a Fase 1 do PIPE deverão empregar a ferramenta Lean Canvas para indicar, por exemplo, quais segmentos-alvo de mercado a solução que pretendem desenvolver deve atingir.

Já os proponentes de projetos para a Fase 2 do programa deverão apresentar um planejamento de negócios, demonstrando a estratégia que a empresa adotará para acessar mercados a partir da pesquisa inovadora.

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