FAPESP selecionará projetos que subsidiem políticas públicas de recuperação dos impactos da COVID-19

Edital disponibilizará R$ 18,5 milhões para o financiamento de pesquisa colaborativa

A FAPESP lançou Chamada de Rápida Implementação UN-Research Roadmap COVID-19, com o objetivo de selecionar projetos de pesquisa colaborativa que subsidiem políticas públicas voltadas à recuperação da crise socioeconômica decorrente da pandemia.

O edital faz parte da Agenda de Pesquisa das Nações Unidas para a Recuperação pós COVID-19 (United Nations Research Roadmap for the COVID-19 Recovery), lançada pela ONU em novembro de 2020, que elenca prioridades de pesquisas em áreas estratégicas para a reconstrução de um futuro mais justo, resiliente e sustentável, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

São considerados prioritários os temas relacionados a sistemas de saúde, educação, infraestrutura, proteção social, economia, coesão social e resiliência das comunidades, comunicação, governança, comportamento humano, práticas culturais e saúde mental. Inspirado no UN Roadmap, o edital sugere, para cada um dos temas, um conjunto de perguntas que contribuirão para orientar o foco da pesquisa.

Serão financiados projetos de pesquisa de curto prazo, de até 24 meses, preferencialmente em colaboração com pesquisadores de outro país, inclusive projetos já em curso, considerando que a parceria permitirá acelerar o desenvolvimento dos resultados e aumentar seu alcance

As propostas poderão envolver também pesquisadores de outros Estados da Federação, vinculados e financiados por agências de fomento à pesquisa nacional ou com atuação em seu estado.

Os pesquisadores do Estado de São Paulo, interessados em submeter propostas – ou em redirecionar projetos de pesquisa para os temas deste edital –, deverão identificar parceiros elegíveis e definir um projeto conjunto. O valor total alocado pela FAPESP para a chamada é de R$ 18,5 milhões.

Após a seleção dos projetos, serão organizados núcleos de expertise, conforme a temática, para facilitar a troca de experiência e para induzir a síntese de conhecimento e as propostas de políticas públicas. Pretende-se que os projetos compartilhem o andamento do estudo específico e os resultados em pelo menos três reuniões que serão organizadas por um comitê científico de acompanhamento a ser definido pela FAPESP.

O prazo para submissão de propostas se encerra em 10 de julho de 2021.

No dia 5 de maio de 2021 será realizado um webinário para esclarecimento de dúvidas sobre a chamada.

Confira a íntegra da chamada: https://fapesp.br/14843.

Como consultoria especializada no fomento à inovação, a GAC Brasil apoia e incentiva a parceria mundial entre pesquisadores e a ciência.

Auxiliamos a sua empresa na obtenção de incentivos fiscais, financiamento e subvenção econômica, e na implementação de uma Gestão Estratégica da Inovação.

Entre em contato conosco através dos canais:

E-mail contato@group-gac.com.br

Telefone (11) 4858-9350    Whatsapp (11) 9-9221-9019