G.A.C. Brasil

Financiamento do BNDES para inovação e digitalização ficará mais barato

Financiamento do BNDES para inovação e digitalização ficará mais barato

Medida provisória sancionada pelo presidente da República diminui os juros cobrados das empresas que querem crédito para investir nessas áreas.

Lei 14592/2023, sancionada pela Presidência da República, resultante da MP 1147/2022, prevê a diminuição dos juros cobrados das empresas com operações relacionadas a inovação e digitalização. Logo, o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), voltadas à essa frente, ficará mais barato.

De acordo com a lei, as operações de crédito do BNDES voltadas à inovação e digitalização, passam a ser remuneradas pela TR (Taxa Referencial), que em maio fechou em 2,09% ao ano, e não mais pela TLP (Taxa de Longo Prazo), que tinha como médio 5,93% ao ano + IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O BNDES também anunciou uma série de medidas voltadas para a indústria, que irá disponibilizar cerca de R$ 20 bilhões para o financiamento em inovação pelo setor, R$ 2 bilhões para que empresas exportadoras da indústria de transformação possam investir em máquinas e equipamentos ou em capital de giro, além da previsão de diminuição em até 60% do spread cobrado de micros, pequenas e médias empresas no âmbito do programa BNDES Exim Pré-Embarque.

Fonte: Brasil61

Compartilhe: