Finep e MCTI disponibilizam R$ 8 milhões para estruturação de Centros de Tecnologia e Inovação em materiais avançados

Iniciativa da Finep e MCTI visa apoiar Centros que contemplem o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e inovação aplicada

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciaram a disponibilização de R$ 8 milhões, em recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), para apoio à estruturação de até dois Centros de Tecnologia e Inovação em Materiais Avançados.

Serão apoiadas propostas de Centros que contemplem o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e de inovação aplicadas, de forma conectada e integrada com outros agentes do sistema de inovação, como ICTs, empresas de diferentes portes e indústria, com especial atenção para o desenvolvimento de startups, seja a partir da geração de Spin-off ou da atração daquelas com capacidade de incorporar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Centro, em seus produtos ou serviços.

Novas funcionalidades em produtos e processos tradicionais também serão passíveis de apoio, com a finalidade de aumentar o patamar tecnológico da cadeia nacional de fornecedores, priorizando, portanto, o desenvolvimento de engenharia nacional e a absorção de novas tecnologias vinculadas a ligas metálicas.

A linha temática deste edital se desdobra nos seguintes subtemas: Materiais avançados, como os derivados do grafite (nanotubos de carbono, grafeno e fulereno) e demais materiais bidimensionais (borofeno, germaneno, estaneno, fosforeno, siliceno, entre outros).

Segundo Alberto Dantas, diretor de Inovação da Finep/MCTI, a chamada pública tem como objetivo a proposição de centros dinâmicos, capazes de operar de forma aberta e sustentável, com modelos de absorção e transferência de conhecimento claros e viáveis do ponto de vista tecnológico e financeiro.

GAC Brasil realizou webinar sobre Materiais Avançados

Em julho deste ano (2020) realizamos um webinar em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados e Nanocompósitos (ISI – SBC-SP). Com o tema ‘SAINDO DA CRISE: Como Desenvolver Projetos de Inovação Junto ao ISI, se utilizando de recursos públicos à inovação’.

O ISI mostrou de que forma pode ser parceiro no desenvolvimento dos projetos com a sua estrutura de laboratório de última geração. E a GAC Brasil explicou como as empresas se beneficiam com investimento público direcionado à inovação, tendo como base edital da FINEP com recursos não reembolsáveis e focado em materiais avançados.

Os convidados foram Anderson Maia, Coordenador de Relacionamento com a Indústria e Marketing do SENAI e especialista em polímeros e Gustavo Spina , Coordenador de Tecnologia do SENAI e um dos mais importantes pesquisadores brasileiros no tema abordado. Moderação de Durval Garcia, Gerente de Inovação da GAC Brasil.

Novo Edital

Através deste novo edital, a Finep e o MCTI esperam contribuir para uma política de Estado que eleve o desenvolvimento tecnológico e a inovação no País, visando a comercialização de produtos e serviços de alto valor agregado, de forma a reduzir o déficit tecnológico e atingir a soberania nacional no segmento de Materiais Avançados.

O formulário para Apresentação de Proposta estará disponível no site da Finep a partir de 26 de novembro. O prazo para envio de propostas por meio eletrônico vai até 1 de março de 2021. O resultado final está previsto para 1 de julho de 2021.

A GAC Brasil está à disposição para orientá-lo, mantê-lo atualizado e contribuir no fortalecimento da inovação dentro de sua empresa. Entre em contato conosco e fique por dentro de editais disponibilizados pela FINEP e outras grandes entidades financeiras.

Nossos canais:

E-mail – contato@group-gac.com.br

Telefone (11) 4858-9350 e WhatsApp (11) 99221-9019.