Fundep, empresas e agências governamentais lançam hub de inovação em energia limpa e renovável

Objetivo é promover a migração de um modelo focado nos combustíveis fósseis para outro de baixa emissão de carbono

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) da UFMG, lançou em parceria com as agências dos governos estadual e federal e nove empresas, o projeto Verde – Inovação em Energia Limpa e Renovável, uma iniciativa que busca potencializar o desenvolvimento tecnológico e promover o acesso à inovação de alto impacto em energia verde.

O novo hub será formado por empresas, universidades, governos e entidades da sociedade civil. Assumindo um modelo de quíntupla hélice da inovação, o objetivo deste projeto é se tornar referência na conexão entre atores do ecossistema de energia verde, assumindo papel de liderança na transição energética do país.

A quíntupla hélice da inovação é um modelo que prevê a articulação entre universidade, iniciativa privada, governo, sociedade civil e entidades ambientais na resolução dos problemas mais urgentes da sociedade. A proposta é liderar a transição energética no país, por meio da coordenação de ações para acelerar e maximizar seus impactos.

A modelagem do projeto contou com a parceria das empresas Unicoba, Accenture, Detronic Energia, Bravo Motor Company, Stellantis Latam, Omexom, Alsol Energias Renováveis, Energisa e Cemig Sim, além do apoio institucional da UFMG, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), do governo de Minas Gerais, da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (Indi), do BH-TEC, da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) e do IEBT Inovação.

Empresas madrinhas

O hub vai operar com ciclos de 24 meses e está aberto à adesão de empresas madrinhas, que farão aportes na pesquisa, no desenvolvimento de tecnologias, na infraestrutura laboratorial e na proposição de soluções customizadas para atuação na fronteira do conhecimento.

Como participantes do hub, elas terão acesso a 11 produtos e programas. O escritório físico da iniciativa funcionará no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que possui infraestrutura de apoio à pesquisa e inovação e mantém ampla conexão com o ecossistema de inovação nacional. O hub também terá atividades virtuais, que serão desenvolvidas por meio de plataformas de videoconferência.

Para mais informações, acesso o Portal da Fundep.

A G.A.C. Brasil possui a expertise para apoiar as empresas em projetos de inovação aberta, com as plataformas, consultoria para empresas que queiram participar de Hubs e a criação de ICTs para reforçar a produção de pesquisa pela empresa. 

Entre em contato conosco através dos canais:

WhatsApp (11) 9-9221-9019 área comercial.

E-mail: contato@group-gac.com.br

Telefone: (11) 4858-9350 – escritório central em São Paulo, capital.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Artigos em Relacionamento

A decisão das instituições financeiras de adotar a IA será acelerada pelo avanço tecnológico, maior aceitação do usuário e mudanças nas estruturas regulatórias

Inteligência artificial no setor financeiro: impacto e tendências

Para competir e prosperar nesse ambiente desafiador, bancos tradicionais precisarão construir uma nova proposta de valor baseada em recursos de IA e análises de ponta Embora a Inteligência Artificial (IA) já exista há décadas, ela se tornou ainda mais predominante nos últimos anos. Nenhuma indústria ou setor permaneceu intocado por seu impacto e prevalência. A

pt_BRPortuguese
Rolar para cima