Governo Federal publica estratégia nacional de Inteligência Artificial

Documento elaborado pelo MCTI com a contribuição de múltiplos setores, vai orientar as políticas públicas para o desenvolvimento da tecnologia no país

A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira (9), vai nortear as ações do Governo Federal no desenvolvimento de medidas para as suas várias vertentes, que estimulem a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial, bem como seu uso consciente, ético e em prol de um futuro melhor.

De acordo com o secretário de Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, o documento foi construído colhendo visões diversas e setoriais, inclusive considerando experiências internacionais.

“A grande relevância e a amplitude de impactos da IA têm levado inúmeros países a desenvolver políticas, estratégias ou planos para lidar com essa temática. No Brasil, estamos trabalhando mais fortemente nisso desde 2009. Primeiro, fizemos uma pesquisa com especialistas; paralelamente, fizemos uma consulta pública à sociedade por meio de plataforma eletrônica do Governo Federal, entre dezembro de 2019 e março de 2020, quando recebemos cerca de mil contribuições”, afirma.

Já para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, a publicação é a realização de um sonho. Ele acrescenta que a publicação da Estratégia é um grande passo para o Brasil, já que a tecnologia é essencial para o desenvolvimento de muitas outras.

A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial tem como objetivo contribuir para a elaboração de princípios éticos para o desenvolvimento e uso de IA responsáveis e promover de investimentos sustentados em pesquisa e desenvolvimento em IA.

Planeja ainda ajudar a remover barreiras à inovação em IA, capacitar e formar profissionais para o ecossistema da IA e estimular a inovação e o desenvolvimento da Inteligência Artificial brasileira em ambiente internacional.

Para conferir a íntegra da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, acesse: https://bit.ly/3diF7No

A GAC Brasil trabalha com soluções que podem auxiliar no processo de inovação da sua empresa. Contamos com uma equipe dedicada, pronta para atendê-lo e oferecer o serviço mais adequado às necessidades do seu negócio.

Entre em contato conosco e saiba como aumentar o seu potencial inovador:

Telefone (11) 4858-9350   WhatsApp (11) 9-9221-9019

E-mail contato@group-gac.com.br