Inovação e posicionamento do mercado financeiro frente à crise econômica

Busca pela eficiência é um dos principais fatores em comum entre as instituições financeiras, que buscam satisfazer um consumidor cada vez mais exigente e criterioso

Por mais que antes da pandemia o receio de compras pela internet fosse uma realidade entre diversas pessoas, sabemos que a inovação sempre foi a chave fundamental para facilitar a jornada dos consumidores e multiplicar os resultados.

As novas gerações não simpatizam com processos antigos, lentidão e falta de qualidade. A pandemia foi justamente uma forma de mostrar como muitas empresas ainda não praticam o bom uso da inovação e não estão preparadas para enfrentar uma crise. O isolamento social resultou no confinamento de todos em casa, e naturalmente vem acelerando e quebrando o estigma que dificultava as compras online por parte de uma parcela das pessoas.

Entenda a necessidade de Inovação e posicionamento do mercado financeiro frente à crise econômica

A Retail 2020, uma pesquisa sobre a percepção dos consumidores, tendências e novas tecnologias que envolvem o varejo realizada pela Wirecard em conjunto com a VansonBourne, com em torno de 5 mil entrevistados dos sete principais mercados do mundo – Estados Unidos, China, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Singapura e Emirados Árabes Unidos, abordou a utilização de Self-checkout, reconhecimento de voz e facial, biometria, realidade virtual e smart mirrors, nas telas digitais e lojas físicas. Como resultado, cerca de 47% dos entrevistados afirmam já utilizar carteiras digitais, e 81% afirmam que as utilizariam sem problemas para realizar grandes compras.

A pesquisa aponta também que, no Brasil, 24% dos entrevistados confiam mais nos provedores de pagamento do que em bancos tradicionais ou organizações próximas. É possível identificar que os brasileiros e chineses são os consumidores mais abertos para inovações deste tipo, já os europeus costumam ser ainda mais conversadores à ideia, como por exemplo a Alemanha, onde somente uma pequena parcela correspondente a 12% demonstram essa confiança em pagamentos digitais.

Além do mais, o brasileiro ainda demonstra interesse em utilizar e inovar nas tecnologias que envolvam meios de pagamentos como o reconhecimento facial e as criptomoedas, resultando num índice de 57% e 63%, mutuamente. Cerca de 85% pensa em se beneficiar da realidade virtual para provas roupas e calçados durante uma compra.

A partir desta pesquisa, vemos que o setor financeiro precisa e está sempre em ritmo de mudança. Pensando nesta constante evolução, foi criado o Innovate Finance, atual representante do ecossistema de fintechs do Reino Unido, e que reúne startups em estágio inicial, instituições financeiras consolidadas, investidores e hubs globais de fintechs para discutir e promover novas políticas e regulamentações, reconhecer talentos, potencializar oportunidades de negócios e atrair capital de investimento.

Inovação e posicionamento: mercado financeiro frente à crise econômica

Recentemente, ao compreender a importância e incluir o Brasil no movimento entre os protagonistas da discussão sobre inovação no mercado financeiro mundial, os Banco BTG Pactual e PAN se associaram ao Innovate Finance. Os dois bancos são os primeiros brasileiros a ingressarem no grupo e poderão participar de diferentes equipes de trabalho e estudos exclusivos. Além disso, poderão estar presentes em discussões técnicas e eventos com uma rede de associados que inclui startups, bancos, investidores e hubs internacionais. Mais um grande passo para a inovação brasileira nos serviços financeiros.

Expectativas pós pandemia

Em meio ao avanço da Covid-19, vivemos ao redor de uma fase de incertezas. Analistas financeiros afirmam que no Brasil, estamos presenciando um possível agravamento da crise econômica como reflexo do vírus somado ao conflito político.

O setor financeiro tem papel essencial para liderar a recuperação da economia, garantindo medidas de apoio financeiro, mas, ao mesmo tempo, mantendo a preocupação com o risco do aumento da inadimplência. É necessário que serviços tradicionais se adaptem o mais rápido possível ao novo comum, juntamente com os seus clientes conservadores. Para acabar com a crise e retomar o crescimento, a inovação interna e externa é o principal caminho.

Deseja saber como aplicar soluções inovadoras na sua empresa e como superar qualquer crise econômica?

A GAC Brasil é uma consultoria especializada em gestão estratégica da inovação e possui um portfólio amplo de serviços aplicados ao fomento da inovação.

Entre em contato conosco através dos nossos canais:

E-mail contato@group-gac.com.br

Telefone (11) 4858-9350 e whatsapp (11) 99221-9019.