Inovação na sua empresa: webinar ‘As habilidades organizacionais para inovar’

Para quem não conseguiu acompanhar a divulgação do Estudo realizado pela ANPEI em parceria com a GAC Brasil, disponibilizamos na íntegra a gravação do webinar

No dia 24 de março, a GAC Brasil e a ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, realizaram a apresentação dos resultados de um Estudo inédito no país, durante o webinar ‘As Habilidades Organizacionais para Inovar’, em evento online transmitido via YouTube.

O evento teve início com as boas-vindas da diretora executiva da ANPEI, Marcela Flores. Em seguida, Simone Torrescasana, coordenadora de negócios e relacionamento da entidade, realizou uma apresentação sobre a ANPEI mostrando as suas diversas áreas de atuação e o seu papel fundamental no desenvolvimento da inovação no Brasil.

Na sequência, Rodrigo Miranda, diretor de operações na GAC Brasil, agradeceu a parceria com a ANPEI, fez uma breve apresentação sobre a GAC Brasil e destacou os principais pontos do Estudo. A ação envolveu 28 empresas, algumas das maiores do Brasil e de setores variados da economia, ao longo dos últimos três meses (dezembro 2020 a março de 2021), onde os executivos C´Levels foram convidados a responder um questionário de 92 perguntas com o objetivo de entender qual o estado de inovação de suas empresas.

Durval Garcia, head de inovação na GAC Brasil, deu início à apresentação dos resultados com uma reflexão sobre o verdadeiro significado dos termos ‘capabilidade’, ‘capacidade’ e ‘competência’. Em seguida, evidenciou o propósito e os objetivos do levantamento, ressaltando a exclusividade da GAC Brasil como única parceira Gold, nas Américas, da empresa Innovation360 – responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Innosurvey®.

Na sequência, o tópico ‘O que e porque inovar’ teve como base a aspiração estratégica das empresas. Por meio das respostas dos C-Levels, diretores e gerentes, foi possível mensurar como esse nível executivo interpreta a inovação e a capacidade de entrega do que é proposto dentro da empresa.  Nesse sentido, foram mencionadas três tipos de abordagens para que as empresas sejam capazes de identificar suas necessidades de melhoria: Need Skeers, Market Readers e Technology Driven.

No segundo tópico, ‘Como inovar’, foram divulgados os resultados do Estudo sobre o tipo de inovação almejada em relação à aspiração das empresas, avaliando 16 aspectos organizacionais,  que são como ‘lentes’ que compõe a Roda da Inovação. Esta avaliação ocorre por meio de Inteligência Artificial e Deep Learning, onde os algoritmos da ferramenta, a partir das respostas coletadas, realizam a correlação de dados entre os partipantes da mesma empresa e entre empresas do mesmo segmento no mundo, de um banco de dados de 5.000 organizações inovadoras.

O Estudo também realizou uma sondagem do processo de inovação em curso nestas organizações pesquisadas, apoiado por suas forças e fraquezas. Para demonstrar as capabilidades de inovação mencionadas no tópico, novamente foi demonstrada a “Roda da Inovação”. Para concluir a apresentação do resultado do Estudo, Durval Garcia apontou a influência e os diferentes papéis das ‘personas’ no processo de inovação, juntamente com uma análise do ISO 56002 das empresas examinadas.

Confira a apresentação completa do Estudo Inédito, disponibilizada na playlist do canal da GAC Brasil no YouTube: https://bit.ly/3m7Tozn

ANPEI e GAC Brasil: Estudo inédito – Acesse o estudo apresentado no evento.

Mais sobre o InnoSurvey® – a plataforma foi lançada pela Innovation360, empresa com presença em Estocolmo (Suécia, matriz), Toronto (Canadá), Nova York (Estados Unidos) e Sidney (Austrália). Trabalha com uma base de dados constituída por 10 anos integrando milhares de empresas inovadoras em mais de 100 países. É resultado de 30 anos de pesquisa em grandes universidades de Gestão da Inovação (Harvard, Insead, MIT). Possui uma tecnologia baseada na Inteligência Artificial e “Deep Learning” que realiza mais de 100 milhões de cálculos para cada diagnóstico.

Sobre a GAC Brasil – consultoria internacional especializada no fomento à inovação, faz parte da GAC Group, empresa fundada na França, presente em nove cidades deste país, e em seis países. Além da França, está na Alemanha, Canadá, Romênia, Singapura e Brasil – onde possui os escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre – estendendo a atuação por todos os estados do País. Inaugurou as suas operações brasileiras em 2011 e tem como foco a Estratégia e Gestão da Inovação, oferecendo consultoria para aprimorar a competitividade e o desempenho global das organizações de diferentes segmentos e áreas de atuação.

A GAC Group, com uma carteira de mais de 3 mil clientes no mundo, realiza análise técnica, fiscal, contábil e estratégica, e auxilia as empresas que investem em projetos inovadores a obterem planejamento tributário, incentivos fiscais e captação de recursos. Alguns de seus clientes no Brasil estão entre as maiores e mais renomadas empresas do Brasil. Nos acompanhe também no LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/gacbrasil

Mais informações com Bianca Bonfiglioli, gerente de negócios estratégicos da GAC Brasil (11) 4858-9350 e WhatsApp (11) 99221-9019.

Sobre a ANPEI – São 35 anos de entidade, constituída por empresas de diversos portes e líderes das principais cadeias produtivas do Brasil, que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), assim como instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e governo.

Assim, a ANPEI é a única associação multissetorial e independente do ecossistema de inovação, e reúne, entre seus associados, 60% do investimento privado em P,D&I e 50% da carteira de investimento em inovação do BNDES do País.

Mais informações com Simone Torrescasana, coordenadora de negócios e relacionamento da ANPEI (11) 3842-3533 e (11) 94002-3724.