Uso de tecnologias nos negócios traz diversas vantagens, como o aumento da produtividade e da eficácia, além da diminuição de custos.

O número crescente de empresas e produtos disponíveis no mercado resulta em grande dificuldade para conseguir um diferencial capaz de aumentar vendas e lucros, e a utilização de tecnologias como Inteligência Artificial e Big Data pode ser a chave na realização de tarefas e serviços mais operacionais, permitindo aos seres humanos terem uma atuação mais estratégica.

Um estudo realizado pela Tata Consultancy Services e divulgado pelo site Convergência Digital, apontou que 84% das empresas consideram a IA fundamental para a competitividade, sendo que 50% a consideram transformadora. Além disso, mostrou que as empresas que mais investiram nessa tecnologia aumentaram a sua receita em 16%, em média, enquanto as que empregaram aproximadamente 5 vezes menos recursos tiveram um crescimento de apenas 5%.

A indústria 4.0 tem possibilitado empresas cada vez mais automatizadas e controladas por sensores e robôs, ganhando força com o avanças das tecnologias que nos trazem inúmeras possibilidades para o futuro.

A aplicação dessa tecnologia promete aumentar a produtividade dentro das empresas, reduzir a porcentagem de erros em processos e custos, segurança, automatização e melhoria do relacionamento com o cliente.

No campo do poder público, a Inteligência Artificial também representa grande oportunidade para melhorias estratégicas e, inclusive, para alavancar o setor privado.

Iniciativa brasileira: laboratórios de inovação no setor público

Recentemente, em meio aos últimos acontecimentos decorrentes do novo cenário, o MCTIC em parceria com a FAPESP, anunciou que o Brasil vai ganhar oito laboratório de Inteligência Artificial e ampliar iniciativas já existentes no Brasil, com laboratórios responsáveis pelo gerenciamento, criação e trabalho em rede, sendo uma parte deles voltados à Internet das Coisas. Essa iniciativa parte da estratégia brasileira para a Transformação Digital e crescimento econômico do país, e contribui fortemente no desenvolvimento e conexão entre ICTs, Governo e Empresas, que forneçam a infraestrutura necessária para ampliação das redes de pesquisas, desenvolvam competências, capacitação tecnológica avançada e qualificada. O edital deve ser publicado em breve.

Além da Inteligência Artificial, há outra tecnologia que pode contribuir estrategicamente na sua empresa, o Big Data, conceito que chegou para ficar. A sua utilização é considerada uma vantagem competitiva, por desenvolver técnicas de análise em grandes volumes de dados e aproveitamento de novas estratégias mercadológicas.

Big Data e a revolução dos dados

Bem utilizado, o Big Data proporcionar informações muito relevantes, efetividade, instantaneidade, melhores oportunidades, e sustentabilidade a curto, médio e longo prazo.

Empresas de referência em tecnologia como Apple, Microsoft e IBM demonstram que o verdadeiro valor que elas oferecem vem dos seus dados, analisados constantemente e capazes de desenvolver novos produtos, cada vez mais moldados às necessidades de seus públicos.

Com um maior volume e recentes avanços tecnológicos no mundo, o armazenamento de quantidades passivas de informação se tornou mais acessível para o pequeno e médio empresário, também. Embora tenhamos tecnologias mais recentes, o Big Data continua sendo o agente por trás de quase todas elas.

Esses dois tipos de investimentos são fundamentais para elevar resultados, promover mudanças em diversos setores e garantir os melhores resultados para a companhia. A inovação é o ponto central para o futuro.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A GAC Brasil trabalha com soluções que podem auxiliar no processo de inovação da sua empresa. Contamos com uma equipe dedicada, pronta para atendê-lo, sanar dúvidas e oferecer o serviço mais adequado às necessidades do seu negócio.

Entre em contato conosco através dos canais:

Whatsapp (11) 9-9221-9019

E-mail contato@group-gac.com.br

Telefone (11) 4858-9350