Petrobras e IBP: produção de ventiladores pulmonares mecânicos

Edital público é voltado para universidades, instituições de ciência, tecnologia e empresas capacitadas tecnicamente a desenvolver os equipamentos.

A Petrobras se uniu ao Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) para aumentar a disponibilidade de ventiladores pulmonares mecânicos no país e lançou nesta última quinta-feira (28), um edital público para seleção de projetos de ventiladores pulmonares mecânicos que serão usados no tratamento de doentes de Covid-19.

A iniciativa tem a intenção de apoiar além da pesquisa clínica, os processos de registro e fabricação de ventiladores de baixo custo e baixa complexidade, destinados a hospitais públicos de todo país.

O público-alvo do edital são universidades, instituições de ciência & tecnologia e empresas capacitadas tecnicamente a desenvolver os equipamentos.

O projeto que partiu da Equipe Científica de Resposta (ECR) da Petrobras, reúne um time de especialistas da companhia para desenvolver soluções rápidas de base tecnológica no combate ao coronavírus. Para a chamada pública, os técnicos da Petrobras estruturaram ainda todo o processo do edital, além de prestarem consultoria na gestão do projeto – com base na experiência adquirida na parceria junto à Coppe-UFRJ, no desenvolvimento de protótipos de ventiladores de baixo custo.

A Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) estão apoiando a iniciativa e participarão da avaliação e seleção dos projetos – em conjunto com o IBP e a Petrobras.

Será investido um total de R$ 1 milhão 400 mil nessa iniciativa, com o objetivo de permitir a participação de um universo maior de desenvolvedores de respiradores.

Etapas do edital

O primeiro conjunto de projetos será apoiado na etapa crítica de passagem dos chamados testes in vitro (testes de desempenho com uso de pulmão artificial) para os testes in vivo (com animais e seres humanos). O edital prevê ainda financiamento à produção seriada do primeiro lote de 200 ventiladores (incluindo compra de componentes e montagem). Para essa etapa, só poderão se candidatar projetos já registrados junto à Anvisa ou autorizados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para realização de pesquisa clínica expandida.

Os interessados deverão inscrever seus projetos na chamada “primeira onda”, no período de 28/05 a 2/06, seguindo as instruções indicadas no edital.

Deseja receber mais informações sobre o funcionamento deste e outros editais? Entre em contato conosco e aproveite para conhecer as inúmeras possibilidades de inserção da inovação que podemos oferecer dentro da sua empresa!

Nossos canais:

E-mail contato@group-gac.com.br

Telefone (11) 4858-9350 e whatsapp (11) 99221-9019.