Programa InovaInvest promove soluções

Iniciativa da Invest Paraná vai selecionar ferramentas para serem utilizadas e divulgadas nas ações de promoção da Invest

A Invest Paraná, agência voltada à atração de investimentos, está promovendo soluções desenvolvidas por startups e empresas de tecnologia paranaenses entre seus parceiros no mercado nacional e internacional.

O lançamento do programa InovaInvest, que vai selecionar ferramentas para serem utilizadas e divulgadas nas ações de promoção da Invest, envolvendo empresas nacionais, compradores internacionais e investidores estrangeiros, foi transmitido online a todo o ecossistema de inovação do Paraná.

O evento contou com a presença do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; do diretor-presidente da Celepar, Leandro Moura; do superintendente do Sebrae/PR, Vítor Tioqueta; e do coordenador estadual de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paulo Parreira.

De acordo com o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, como a iniciativa é similar a um programa federal da Apex-Brasil, o Inovapex, que tem abrangência nacional, a Invest obteve uma autorização da Apex para trazer essa proposta para o Paraná. Bekin acrescenta que a ideia é trabalhar com startups já constituídas e que tenham soluções operando, utilizar essas ferramentas dentro da Invest e do governo, e mostrá-las para as empresas parceiras.

Além de fomentar os negócios nas empresas, a iniciativa também vai permitir que o Estado funcione como um ambiente de testes para produtos inovadores e um receptivo para novas tecnologias.

Segundo Henrique Domakoski, superintendente geral de Inovação, o programa busca não somente abrir as portas do Estado para as soluções desenvolvidas pelas startups, mas também para aproveitar o trabalho de interlocução feito pela Invest com os atores privados e incluir essas empresas nesse processo. Domakoski ressalta que a participação em fóruns e eventos com investidores e a aproximação com grandes empresas são fundamentais para que startups paranaenses sejam bem sucedidas.

O presidente da Assespro-Paraná (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), Adriano Krzyuy, destacou que a visibilidade que as empresas vão receber é importante para alavancar o setor de inovação do Estado, que cresce a cada ano. ”

Etapas de seleção

A seleção das empresas de tecnologia e startups em fase de operação ou incubação será feita por meio de um Chamamento Público. As empresas podem apresentar suas propostas em qualquer período ao longo dos próximos 12 meses.

As empresas classificadas irão compor o banco de parceria para promoção de soluções tecnológicas paranaenses. Elas serão utilizadas nas ações nacionais e internacionais da Invest Paraná, definidas de acordo com o perfil da empresa e as oportunidades existentes no mercado. A prioridade é por soluções voltadas para os setores do agronegócio, educação, financeiro, gestão, impacto, logística, marketing e vendas, serviços, Tecnologia da Informação, Cidades Inteligentes e Indústria 4.0.

Pode ser selecionado qualquer projeto que receba uma pontuação superior a 5, dentro dos critérios propostos pela Invest, que inclui o grau de inovação da tecnologia, a aderência da solução às necessidades da entidade, o potencial de inserção no mercado nacional ou internacional e se a ferramenta está em comercialização ou já recebeu investimentos durante sua concepção ou desenvolvimento.

O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Invest Paraná

A GAC Brasil é uma consultoria de gestão estratégica de inovação, com longa experiência em fomento à inovação, que está presente na região Sul com escritório em Porto Alegre (RS) e no Sudeste com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Apoiamos empresas no processo estratégico da inovação e auxiliamos com estudos de viabilidade, aplicação de Assessment com o Diagnóstico utilizando Inteligência Aritificial e Deep Learning, além do uso otimizado das melhores opções de financiamento para PD&I.

Entre em contato conosco para receber mais informações.

Nossos canais:

E-mail contato@group-gac.com.br

Telefone (11) 4858-9350 e WhatsApp (11) 99221-9019.