Energia e meio ambiente
A manutenção e evolução da sociedade dependem da energia e da preservação do meio ambiente
A produção de energia é uma vasta área e motor do desenvolvimento da humanidade. No Brasil, se produz energia de fontes hídricas, eólicas, biomassa, gás natural, petróleo e fósseis, carvão mineral, solar fotovoltaica, energia nuclear e outras fontes, nessa ordem em termos de participação produtiva.
Cerca de 46,1% da energia produzida no País para diversos fins comerciais e residenciais provém de fontes renováveis (o patamar mundial está em 14,2%).
Fonte de energia renovável mais utilizada no Brasil, a energia hidráulica representa 61% da geração de energia elétrica do país. Os investimentos necessários em geração centralizada, geração distribuída e transmissão são calculados em R$ 365 bilhões nos próximos 25 anos.
A modernização do setor elétrico faz uso de novas tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Inteligência Artificial e Big Data, para gerenciar grandes volumes de dados. Nesta perspectiva, existem inúmeras possibilidades de investimento e inovação, considerando a grande extensão territorial do Brasil e a necessidade de levar energia para regiões ainda em desenvolvimento; assim como a tendência para a descarbonização da economia abre espaços para a criação e ampliação de novas formas de produção energética.
Desta forma, o desenvolvimento das finanças verdes e de práticas ASG pelas empresas, principalmente, contribui na ampliação das energias renováveis no país.
Assim, uma matriz de energia limpa demanda investimentos e integração das áreas de energia e meio ambiente e a sustentabilidade ambiental deve ser vista como uma oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico, impulsionando empresas e Governos.