Energia e meio ambiente

A manutenção e evolução da sociedade dependem da energia e da preservação do meio ambiente

A produção de energia é uma vasta área e motor do desenvolvimento da humanidade. No Brasil, se produz energia de fontes hídricas, eólicas, biomassa, gás natural, petróleo e fósseis, carvão mineral, solar fotovoltaica, energia nuclear e outras fontes, nessa ordem em termos de participação produtiva.

Cerca de 46,1% da energia produzida no País para diversos fins comerciais e residenciais provém de fontes renováveis (o patamar mundial está em 14,2%).

Fonte de energia renovável mais utilizada no Brasil, a energia hidráulica representa 61% da geração de energia elétrica do país. Os investimentos necessários em geração centralizada, geração distribuída e transmissão são calculados em R$ 365 bilhões nos próximos 25 anos.

A modernização do setor elétrico faz uso de novas tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Inteligência Artificial e Big Data, para gerenciar grandes volumes de dados. Nesta perspectiva, existem inúmeras possibilidades de investimento e inovação, considerando a grande extensão territorial do Brasil e a necessidade de levar energia para regiões ainda em desenvolvimento; assim como a tendência para a descarbonização da economia abre espaços para a criação e ampliação de novas formas de produção energética.

Desta forma, o desenvolvimento das finanças verdes e de práticas ASG pelas empresas, principalmente, contribui na ampliação das energias renováveis no país.

Assim, uma matriz de energia limpa demanda investimentos e integração das áreas de energia e meio ambiente e a sustentabilidade ambiental deve ser vista como uma oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico, impulsionando empresas e Governos.

pt_BRPortuguese
Rolar para cima

Energia e meio ambiente


* Favor preencher os campos obrigatórios

Ao enviar este formulário, concordo que as informações inseridas poderão ser utilizadas para entrar em contato comigo.
Para conhecer e exercer seus direitos, em particular para retirar seu consentimento para o uso dos dados coletados por este formulário, favor consultar nossa Política de Proteção de Dados Pessoais