G.A.C. Brasil

2ª edição do Programa IA² MCTI promoverá o avanço da Inteligência Artificial

2ª edição do Programa

2ª edição do Programa IA² MCTI promoverá o avanço da Inteligência Artificial

Com a finalidade de aumentar a competitividade brasileira diante das novas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e consolidar a posição do país globalmente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad), anunciou a segunda edição do Programa IA² MCTI.

A iniciativa, conduzida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e operada pela Softex, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), visa impulsionar a pesquisa e a inovação em todo o território nacional.

Ao contrário da edição anterior, focada em startups com soluções inovadoras de IA, esta versão do Programa concentra-se em acelerar projetos de pesquisa com impacto, abrangendo diversos segmentos, como Saúde, Agronegócio, Gestão Corporativa, Finanças, TI e Telecom; Energia e Sismologia, Segurança, Defesa e Logística e Transporte; e Educação. Os projetos receberão até R$ 30 milhões em recursos do FNDCT, distribuídos pelo CNPq ao longo de 24 meses.

Os participantes do Programa IA² receberão consultoria para desenvolver seus roadmaps tecnológicos, participarão de eventos e apresentarão suas soluções a potenciais parceiros e investidores durante o Fórum de IA, no Softex Experience.

“Este programa promove uma colaboração significativa entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e startups, garantindo a qualidade e relevância das iniciativas escolhidas. Os projetos selecionados refletem nosso compromisso com a descentralização do desenvolvimento tecnológico, permitindo que diversas regiões do país contribuam para a inovação em IA”, ressalta Hamilton Mendes, diretor de Incentivos às Tecnologias Digitais do MCTI.

Além de fortalecer o empreendedorismo de base tecnológica, o Programa visa promover a pesquisa e o desenvolvimento em IA, facilitando a transferência de tecnologia para o mercado e impulsionando a competitividade empresarial. Com isso, o Brasil está trilhando o caminho para se tornar um líder global em inovação baseada em IA, como destaca Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

A primeira edição do Programa IA² MCTI, realizada entre 2020 e 2021, durante a pandemia, reuniu 100 startups de todas as regiões do país e atraiu aproximadamente R$ 5.6 milhões em investimento privado.

Para mais informações sobre o Programa IA² MCTI, acesse: https://softex.br/iniciativas/ia2-mcti/.

 

Fonte: MCTI

Compartilhe: