G.A.C. Brasil

FAPESP apoiará projetos de inovação de empresas paulistas com países europeus

FAPESP apoiará projetos de inovação de empresas paulistas com países europeus

Edital tem como foco propostas de inteligência artificial aplicada a cidades inteligentes, saúde e indústria 4.0

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciou a participação na chamada de propostas Eureka Globalstars 2022, que tem como objetivo selecionar projetos colaborativos de pesquisa em inovação.

A chamada envolve o Estado de São Paulo, a Suécia e a Espanha, representados respectivamente por FAPESP, Vinnova (Agência de Inovação da Suécia) e Centro de Desenvolvimento para Tecnologia Industrial (CDTI). É também aguardada a confirmação da participação da Alemanha, representada pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF).

A colaboração multinacional faz parte de uma rede de organizações financiadoras de pesquisa e inovação que busca apoiar a execução de projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, a rede engloba 48 países, e já apoiou mais de 7 mil projetos com orçamento superior a € 48 bilhões.

O edital foi lançado no âmbito de um acordo de cooperação recém-assinado pela Rede Eureka com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), viabilizando a participação da FAPESP.

Pela FAPESP, as modalidades de apoio participantes da chamada são PIPE Fase 2 Direta, PIPE TC Fase 2 Direta e PITE – Modalidade 2. Os temas da chamada são inteligência artificial (IA) em cidades inteligentes e IA em saúde e indústria 4.0.

Os projetos selecionados poderão ser bilaterais ou multilaterais, envolvendo pelo menos uma empresa do Estado de São Paulo e uma empresa ou instituição de pesquisa de um dos demais países participantes. O porte das empresas paulistas participantes dependerá da modalidade de apoio escolhida.

A FAPESP disponibilizará o equivalente a até € 1,5 milhão para as propostas aprovadas e os projetos poderão ter duração de até três anos.

Os valores e condições de financiamento das agências parceiras podem ser consultados em: https://bit.ly/3feUZEg

Os candidatos do Estado de São Paulo devem submeter propostas por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), de acordo com as instruções da chamada e da modalidade escolhida (PIPE ou PITE). O projeto de pesquisa deverá ser submetido à FAPESP em inglês e deve ser coerente com a submissão feita na plataforma Eureka.

A data-limite para submissão de propostas é 31 de janeiro de 2023.

A chamada está publicada em: fapesp.br/15644.

Compartilhe: