G.A.C. Brasil

Setor brasileiro de softwares ganha reforço com parceria entre EMBRAPII E ABES

Setor brasileiro de softwares ganha reforço com parceria entre EMBRAPII E ABES

Iniciativa busca apoiar e estimular projetos inovadores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de empresas que atuam em Transformação Digital

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) assinaram um acordo de cooperação para estimular projetos conjuntos e fomentar o ambiente de pesquisa em temas prioritários para o setor. 

O acordo busca fortalecer as Unidades EMBRAPII como referência para o desenvolvimento de iniciativas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) em empresas atuantes no setor brasileiro de Tecnologias da Informação e Comunicação.  Além disso, a parceria promoverá a realização dos chamados “EMBRAPII Days”, aproximando-as as associadas da ABES do ecossistema de inovação da EMBRAPII.

Segundo José Luis Gordon, Diretor-Presidente da EMBRAPII, a Transformação Digital é relevante não somente para a totalidade de projetos apoiados pela entidade, como também para o avanço da indústria brasileira. Ele mencionou um estudo apresentado recentemente pela CNI – Confederação Nacional das Indústrias, que mostrou que a grande maioria dos projetos de inovação ligados à temática de sustentabilidade envolvem software, internet e inteligência artificial – o que identifica o potencial do Brasil para se tornar líder nesta agenda.

“Para nós, essa parceria tem uma relevância muito grande (…) Atualmente, não há nada mais importante do que ter Transformação Digital: setor de software, inteligência artificial, entre outros. Dos projetos que apoiamos hoje, 900 possuem alguma temática ligada à Transformação Digital. Somos uma forte referência nesta área para as empresas do Brasil de todos os portes”, disse Gordon. Na sua análise, a EMBRAPII potencializa o desenvolvimento tecnológico das produtoras brasileiras de software ao atendê-las e compartilhar com elas os conhecimentos das Instituições Científicas e Tecnológicas, que são suas unidades, em pesquisas na área.

Vanda Scartezini, diretora e conselheira da ABES, destacou que o foco da aliança é estimular projetos capazes de contribuir em temas que atraem maior interesse dos produtores de software no nosso mercado, de modo a produzir e disseminar conhecimento precioso para o setor. Para ela, a sinergia entre as duas entidades será fundamental para contribuir com a meta primordial da Associação, de assegurar às empresas do setor ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente.

Durante o evento, foram apresentados os diferentes instrumentos e modelos que EMBRAPII possui para estruturar os projetos empresariais, além de relatos de empresas do setor sobre a experiência de inovar com a EMBRAPII.

Fonte: EMBRAPII

Compartilhe: